quinta-feira, 26 de junho de 2008

Cheiro de "estalinhos"

"O candeeiro se apagou
O sanfoneiro cochilou
A sanfona não parou
E o forró continuou"
(Luis Gonzaga)


Basta começar o mes de Junho para sermos tomados pela alegria infantil e tradicional das festas juninas. Não sei vocês mas eu adoro esta época do ano, fico encantada com as crianças fantasiadas de caipiras(que fofas!), o desfile, tão bem ensaiado das candidatas a miss e as quadrilhas, cuja as roupas nada mais lembram os chitões que se usavam antigamente, elas estão a cada ano mais glamourosas. É, realmente, fascinante!

Se não bastasse tudo isso ainda tem, aquilo que meu estomago julga ser a melhor da festa: a culinária típica do mes de junho. Não há dieta que resista a tanta tentação:bolo de fubá, bolo de macaxeira, paçoca, vatapá, caruru, maniçoba, mingau de milho...corujices a parte, o mingau de milho da minha mãe é o que há!

Porém, nem São João consegue ser unanime, que o diga minha cadelinha Pity, ela está sendo atormentada pelos estrondos dos fogos e estalinhos que a molecada insiste em soltar na calçada de casa. Pobrezinha, há dias não sabe o que é uma refeição tranquila. Para ela, melhor seria que chegasse logo julho e a pirralhada se mudasse para os balneários! rsrs...

terça-feira, 24 de junho de 2008

O escorpião



Um mestre oriental viu um escorpião que se afogava e decidiu tirá-lo da água.Quando o fez, o escorpião picou-o. Como reação à dor, o mestre soltou-o e o animal caiu na água e, de novo, estava afogando-se. O Mestre tentou tirá-lo outra vez e, novamente, o escorpião picou-o.Alguém que tinha observado tudo se aproximou do mestre e disse: "Perdão, mas você é muito teimoso! Não entende que, cada vez que tentar tirá-lo da água, ele o picará?"O Mestre respondeu:"A natureza do escorpião é picar e isso não muda a minha natureza, que é ajudar."Então, com a ajuda de um ramo, o Mestre retirou o escorpião da água e salvou-lhe a vida.Não mude a sua natureza se alguém lhe magoar. Apenas tome as devidas precauções....Quem é generoso progride na vida; quem ajuda será ajudado.(Pv 11.25)

Aprendendo a viver!


Pode parecer bobo mas querendo ou não um dia você é chamado a crescer, de repente, descobre que fazer o bem a alguém, ainda que a um desconhecido, pode lhe trazer recompensas maravilhosas, como a gratidão e a satisfação. Um "muito obrigado", "você tá me ajudando muito" ou "Você é muito gente fina" pode aliviar o estresse diário e quem sabe até salvar um dia chato e enfadonho da mesmice.

"É preciso saber viver", não há mais espaço para lamentações, muito menos tempo sobrando para dar-se ao luxo de ficar parado esperando que coisas especiais aconteçam. A vida tem que ser especial em cada momento, mesmo quando, aparentemente, não se esteja tão interessante.
Um dia de domingo sem fazer nada, em casa, também tem o seu valor: dormir, brincar com o cachorro, assistir o dvd favorito(uma linda mulher) pela 23º vez, jogar conversa fora com a irmã, pai, prima(é engraçado como os primos sempre aparecem aos dominos).

O desapego ao que não lhe serve mais. Todo mundo precisa arrumar os armários de vez em quando, por mais que doa ver aquela blusinha que você amava e não lhe serve mais indo para as mãos de outro dono. É preciso fazer "faxina na alma" também, "esvaziar as gavetas"(livrar-se das mágoas) e organizar os "armários do coração" para que outros moradores possam habitá-los futuramente!

É imprescindível, tentar ver a vida pelo lado positivo, acreditar que sempre haverá uma saída, ainda que, no momento, você não saiba muito bem onde ela fica, é preciso acreditar!

Ter uma religião, uma filosófia de vida, fazer yoga, ou qualquer outra coisa que lhe traga paz espiritual e possibilite conhecer pessoas que pensem parecido com você, que tenham causas semelhantes, pois lhe ajudarão a não desviar-se do caminho!

Viver o bem, amar o próximo, é um aprendizado diário, um treinamento constante, pois por mais linda que seja sua boa intensão sempre existirá alguém para questioná-las e testa-las. Serão como água no seu castelo de areia e a tentação será enorme para lhe fazer desisitir e querer que o mundo "se exploda", porisso ter auto controle e fé na causa são fundamentais. A recompensa é valiosissima, acredite!

Parece papo de "crente", eu sei, mas não tem nada haver com isso, não mudei de religião apenas a maneira de encarar a vida que está mudando. Me sinto bem mais leve agora, pois, tentar viver o amor só me trouxe coisas boas. Quando passei a viver assim, consigui ser mais feliz, mais calma. consequentemente, os que convivem comigo também, pois agora podem contar com a presença de alguém bem mais agradável e dócil!

Ser feliz não é uma escolha, é uma obrigação que temos conosco mesmo e com o mundo em que vivemos. E não é dificil, não é impossivel, é mais simples do que se pensa, podemos começar pela nossa casa, com pequenas coisas, como ajudar nas tarefas diárias, por exemplo. O problema é que as vezes perdemos tempo demais tentando realizar coisas grandiosas e esquecemos que são as pequeninas que tornam um dia especial.
Sei que ninguém consegue ser feliz o tempo inteiro, seria tolice demais pensar assim, mas é preciso tentar viver da melhor maneira, sempre!