quinta-feira, 26 de junho de 2008

Cheiro de "estalinhos"

"O candeeiro se apagou
O sanfoneiro cochilou
A sanfona não parou
E o forró continuou"
(Luis Gonzaga)


Basta começar o mes de Junho para sermos tomados pela alegria infantil e tradicional das festas juninas. Não sei vocês mas eu adoro esta época do ano, fico encantada com as crianças fantasiadas de caipiras(que fofas!), o desfile, tão bem ensaiado das candidatas a miss e as quadrilhas, cuja as roupas nada mais lembram os chitões que se usavam antigamente, elas estão a cada ano mais glamourosas. É, realmente, fascinante!

Se não bastasse tudo isso ainda tem, aquilo que meu estomago julga ser a melhor da festa: a culinária típica do mes de junho. Não há dieta que resista a tanta tentação:bolo de fubá, bolo de macaxeira, paçoca, vatapá, caruru, maniçoba, mingau de milho...corujices a parte, o mingau de milho da minha mãe é o que há!

Porém, nem São João consegue ser unanime, que o diga minha cadelinha Pity, ela está sendo atormentada pelos estrondos dos fogos e estalinhos que a molecada insiste em soltar na calçada de casa. Pobrezinha, há dias não sabe o que é uma refeição tranquila. Para ela, melhor seria que chegasse logo julho e a pirralhada se mudasse para os balneários! rsrs...

Nenhum comentário: