quinta-feira, 16 de outubro de 2008

sobre o amor...

Engana-se profundamente os que atribuem a ocorrência do amor ao destino, os que pensam que amam ou deixam de amar porque em algum lugar estava escrito que seria assim, ou que Deus quis que assim fosse. Se Deus é amor imagino que ele queira vê-lo florescer e não o contrario.
O amor assim como qualquer outro ofício precisa de prática, paciência e dedicação. Caso contrario poderá passar despercebido, bater em uma porta e não ser reconhecido, e lá se vai uma oportunidade!
Medos, traumas, inseguranças, apego a coisas materiais são alguns dos fatores que afastam o amor. A busca pelo belo e "perfeito" também. Os que ainda se encontram nesta fase levaram bem mais tempo para aceitar o amor como ele é.
O amor não precisa de rosto bonito, pois os olhos de um apaixonado são transformadores, são como botões reguladores capazes de ajustar uma imagem turva e deixa-la digna de uma tela de cinema, ainda que o resto do mundo não a veja assim.
Ama-se pela cumplicidade encontrada nas imperfeições do outro, pela satisfação descoberta na capacidade de perdoar falhas, mentiras e até injustiças, por que não? Quem disse que outro precisa ser perfeito? A perfeição não exite, nem no trabalho, nem na família, nem com amigos, com o amor não haveria de ser diferente, e se assim fosse não teria a menor graça, pois não existiriam as briguinhas que dão uma temperada no relacionamento.
Deve-se esquecer alguns valores materiais para que se possa entender que o amor é capaz de construir, ele não precisa trazer consigo um castelo pronto pra morada, ele é forte, talentoso, bem disposto, perfeitamente capaz de despertar nos enamorados a capacidade de juntos construirem tudo o que necessitarem, amar é crescer junto.
E engana-se quem pensa que o amor necessita de muito para florescer, ele se faz suficiente no pouco e o muito, as vezes, até atrapalha, chama atenção e desvia olhares para situações e coisas que deveriam ser irrelevantes.
Por fim, quem quiser viver um grande amor precisa, primeiro, não procura-lo, pode parecer contraditório mas os amores mais bonitos vem de onde menos se espera, acontecem justo no dia que a pessoa corda de mau humor e resolve sair de casa sem maquiagem e com aquela espinha enorme no meio da testa. Então o melhor é cuidar de si que uma hora, inevitavelmente, ele irá acontecer.
O que quero dizer, tão desarticuladamente, com tudo isto é reconheço que todos precisam de alguém mesmo os que, assim como eu, já acreditaram que ser solteiro era a melhor coisa do mundo, um dia irão se pegar repensando suas necessidades ou nem terão tempo para isso, serão pegos de surpresa e quando menos perceberem ja terão trocado o discurso do "solteiro feliz" pelo "viva o amor".

Nenhum comentário: